Nexus Assessoria

Notícias

ARTISTA PLÁSTICO DE NANUQUE É DESTAQUE EM CURITIBA NESTE FIM DE SEMANA

ARTISTA PLÁSTICO DE NANUQUE É DESTAQUE EM CURITIBA NESTE FIM DE SEMANA
17 março
08:41 2017

A capital do Paraná terá sábado com muita arte e design

img86_42882_20170315Neste sábado, 18 de março, será repleto de atrações especiais para os amantes de artes e design na cidade de Curitiba. Em uma ação em conjunto, as galerias SIM e Simões de Assis Galeria de Arte e a loja Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro irão abrir simultaneamente com o lançamento de mostras inéditas, que vão reunir o melhor da arte contemporânea e moderna, e mobiliários de dois grandes nomes do design mundial.

O grande destaque do evento será a inauguração oficial da Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro, loja conceito que tem como foco mobiliário vintage original de época, trabalhando com peças brasileiras produzidas entre as décadas de 1950 e 1980.

Comparadas a obras de arte, as mobílias e objetos de design da Bossa serão apresentadas em um formato de exposição, com lançamentos bimestrais.

Em sua exposição de inauguração, que será aberta no próximo sábado, a loja contará com duas mostras individuais de grandes nomes do design mundial: Oscar Niemeyer e Jorge Zalszuspin. Na SIM Galeria, será aberta uma exposição que vai reunir obras do artista curitibano André Azevedo, que expõe pela primeira vez na galeria, e do norte-americano James English Leary, que atualmente está em residência artística na cidade de São Paulo produzindo as obras para a exposição, que será sua primeira no Brasil. Nesta mostra, os artistas escancaram e dilatam a tensão externa, periférica entre fibras de um tecido que traja e entre tecidos de órgãos que sentem.

Marcos Benjamin

Marcos Benjamin

Extrapolam os limites convencionais de telas com formatos estritamente geométricos assim como enriquecem seu suporte com mídias que transitam entre o bidimensional expográfico e o tridimensional próprio de seus objetos-tema: o tecido que veste e o corpo que se transveste. Para completar a programação especial, a Simões de Assis Galeria de Arte abrirá a mostra individual do artista Marcos Coelho Benjamim: Benjamim – Tudo está aqui.

Nascido na cidade de Nanuque, em Minas Gerais, o artista é considerado um dos mais representativos artistas da arte contemporânea brasileira. Sua obra tem sido frequentemente apresentada em mostras internacionais, figurando em inúmeras coleções particulares, instituições culturais e museus do Brasil e do exterior.

Marcos nasceu em 1952. Escultor, pintor e desenhista autodidata, também se dedicou eventualmente à literatura e à cenografia. Em 1969 transferiu residência para Belo Horizonte, onde passou a atuar, a partir de 1971, como cartunista e ilustrador, atividade que lhe rendeu numerosos prêmios no Brasil e no exterior. Fazia quadrinhos também.

Realizou diversas individuais em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vitória, Curitiba, São José dos Campos, Rio de Janeiro e São Paulo. No exterior, expôs em Amsterdã (Holanda, 1989), Assunção (Paraguai, 1991), Albuquerque e Miami (EUA, 1994) e Freiburg (Alemanha, 1997). Em 1980, conquistou o prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional de Arte Moderna. Participou da Bienal de São Paulo (1973, 1989 e 1991) e de várias outras mostras coletivas em âmbito nacional e internacional, tais como a Trienal de Berlim (1985), o Panorama de Arte Atual Brasileira, São Paulo (1977 e 1991), a Benenung Mit Den Anderen, exposição paralela à Documenta de Kassel, Alemanha (1992), a Bienal de Johannesburgo, África do Sul (1995) e a Bienal do Mercosul, Porto Alegre (1997). Por ocasião da mostra do artista na Galeria São Paulo, em São Paulo, junho de 1999, escreveu Olívio Tavares de Araújo: “Como ninguém menos que Alfredo Volpi – não hesito em convocá-lo -, Benjamim possui uma sabedoria que é de natureza intuitiva, e se esconde mais do que se mostra, na obra pronta.”

CURIOSIDADE:

MARCOS DESENHOU PLAQUETAS DE SANDUÍCHES PARA A GURILÂNDIA NOS ANOS 70

chiquinho jornal objetivoNo final da década de 1970, quando Nanuque começou a consumir sanduíches “da moda” na época, como hamburger, cheese-burger, cheese-bacon etc., foi Marcos Benjamim quem pintou as primeiras plaquetas para a Lanchonete Gurilândia, que tinha na direção o conhecido “Chico Português”, já falecido, pai do atual chefe “Chiquinho”. Essas “obras de arte” permaneceram compondo a ornamentação do local durante cerca de 20 anos.

<> 

 

Enviar

Busca de notícia

Redes Sociais

facebooktwitterPágina

Horóscopo Virtual