Nexus Assessoria

Notícias

PESCADORES BLOQUEIAM BR-101 PERTO DE POSTO DA MATA

PESCADORES BLOQUEIAM BR-101 PERTO DE POSTO DA MATA
22 abril
09:32 2017

wwwwwPara quem estava viajando na manhã desta sexta-feira, feriado de 21 de abril (Tiradentes), a trabalho ou a passeio, uma surpresa desagradável: um grupo de pescadores bloqueou as duas pistas da BR-101, nas proximidades de Posto da Mata, município de Nova Viçosa/BA.  Eles protestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 445) que proíbe a pesca de 475 tipos de peixes.

Diversos pontos das estradas estaduais também tiveram bloqueios montados em protesto à proibição da pesca. Os manifestantes atearam fogo em pneus para impedir a passagem dos motoristas. A pista foi liberada aos poucos, após algumas horas de bloqueio.

PEC 445 – Portaria criada em 2014 para garantir a preservação de espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira, que estiverem ameaçadas de extinção, conforme ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos.

wwwwwwwPara várias espécies de peixes, algumas muito utilizadas na culinária brasileira, como o badejo, garoupa, budião, vários tipos de cação, cherne, batata e outros, existe a proibição.

wwwwNo entendimento de muitos pescadores, “essa portaria quer matar o pescador e sua família de fome e obrigar a população brasileira a comer peixes importados ou de cativeiro”, alegam. Eles também alertam que algumas cidades com economia baseada na pesca, a exemplo, de Alcobaça (BA), Prado (BA), Bragança (PA) e Camocim (CE), que vivem praticamente da pesca, terão um grande número de desempregados.

Enviar

Busca de notícia

Redes Sociais

facebooktwitterPágina

Horóscopo Virtual